Aprendizagem 4.0 – como se desenvolver como um aprendiz exponencial

Muito se fala sobre educação inovadora, humanizada, ensino individualizado, personalizado, metodologias ativas, mistas, sobre autonomia e protagonismo no aprendizado.

Porém, são assuntos pouco  explorados pela nossa cultura, principalmente a respeito do conhecimento que potencializa a capacidade de auto desenvolvimento como aprendiz.

Você se conhece o suficiente para afirmar qual é forma de aprender que melhor se adapta a você?

Então, como lidar com as rápidas mudanças e a velocidade da informação que estamos vivenciando?

“O analfabeto do século XXI será aquele que não será capaz de aprender, desaprender e reaprender.” — Alvin Toffler

Como se alfabetizar para o século XXI?

Já foi postado aqui sobre a técnica VARK e como otimizar sua aprendizagem.

Hoje vou falar de um conjunto de teorias e técnicas que podem ser úteis no autoconhecimento sobre si mesmo e seu próprio processo de aprendizagem.

Metacognição

Na década de 1970, o psicólogo americano John H. Flavel foi um dos primeiros psicólogos a estudar as formas pelas quais as crianças pensam e sobre seus processos de pensamento. O que ele chamou de metacognição.

Etimologicamente, a palavra metacognição significa para além da cognição, isto é, a faculdade de conhecer o próprio ato de conhecer, ou, por outras palavras, consciencializar, analisar e avaliar como se conhece.

Flavel foi um dos fundadores da psicologia social cognitiva do desenvolvimento, e descreve a metacognição como o processo mental por meio do qual outras atividades mentais se tornam alvo de reflexão.

Você reflete sobre o seu processo de aprendizagem?

Estar atento às suas práticas faz com que você evolua sua capacidade de aprender, e assim será capaz de melhorar sua performance. Ou seja, aumentar a velocidade, a profundidade e a habilidade de retenção de informações relevantes e de esquecer o que já não é importante.

Já parou pra pensar nisso? O quanto você conhece sobre sua forma de aprender?

A avaliação, a criação de estratégias de estudo, a definição de metas de aprendizagem e o uso de ferramentas para memorização e retenção de conhecimento fazem parte do processo metacognitivo.

Existem teorias e técnicas que contribuem para desenvolvimento da metacognição, na construção das metodologias, estratégias e avaliação do processo de aprendizagem.

No próximo artigo serão apresentados alguns conceitos de aprendizagem, como o VARK. Já se prepare para o próximo artigo com uma leitura: como otimizar seu processo de aprendizagem utilizando a técnica VARK.

Esse artigo é o primeiro de uma série de três artigos escritos pelo Thiago Freire, Manifellow da Manifesto 55. Caso tenha interesse em escrever para nosso blog, entre em contato conosco 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Impact Hub Floripa

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339
Sala 101, bloco B – Rio Tavares, 88048-301
Florianópolis - SC - Brasil

contato@manifesto55.com

Assine nossa Newsletter

Receba novidades da Manifesto 55, enviadas a cada 3 meses, diretamente no seu e-mail.

Redes Sociais

Junte-se a nós e acompanhe nossa Jornada pelas redes sociais

Copyright © 2019
MANIFESTO 55 | Experiências Transformadoras
Política de Privacidade