Conheça os quatro tipos de liderança que criam o futuro!

Liderar é uma arte. Exige técnica, sensibilidade, razão e aprendizado.

Hoje, existem diversos tipos de líderes nas organizações ao redor do globo. Alguns tropeçam nas constantes transformações sociais e tecnológicas e logo perdem o timing, já outros ficam presos a sucessos passados e, com o tempo, tornam-se irrelevantes. Mas há aqueles que prosperam a despeito dos obstáculos, aqueles que se tornam exemplos para milhares de pessoas, e aqueles que não só enxergam, mas também criam o futuro!

Quais são esses tipos de liderança? Quais são os traços que caracterizam um líder capaz de guiar sua organização entre as turbulências cotidianas e fazê-la alcançar seus objetivos organizacionais?

É esse nosso assunto de hoje. Interessado? Então busque aquela caneca de café quentinho e vamos lá!

1. A busca pelo aprendizado

O primeiro dos quatro traços de um líder capaz de criar o futuro é a busca pelo aprendizado. Aprender é movimento, é o oposto de estagnação.

Você pode pensar que quando um profissional chega à posição de líder em uma empresa, significa que está no topo de sua área e que pode, finalmente, se deixar levar pela correnteza. Mas esse pensamento é um equívoco. Na verdade, os líderes que inovam, que visualizam oportunidades onde outros vêem apenas barreiras, tendem a ser sedentos por conhecimento.

Anote aí: verdadeiros líderes não se deixam levar pela correnteza porque eles ajudam a desenhar o curso do rio!

Consegue imaginar uma pessoa que está sempre lendo, buscando informações, fazendo cursos e se atualizando? Essa é uma mente direcionada para a inovação, apta a projetar portas e janelas onde antes só existiam paredes.

2. A capacidade de se reinventar

Em segundo lugar, temos a disposição para se reinventar e a capacidade de identificar o momento certo.

Sabemos que isso não é algo simples ou indolor. Mas por que trocar certezas e tranquilidade por dúvidas e angústias?

Bem, o fato é que quando se está há muito tempo executando a mesma atividade, no mesmo local, torna-se difícil enxergar caminhos novos. Você acaba criando um padrão de conduta e pensamento, quase como uma zona de conforto operacional. Essa zona traz segurança, é verdade, mas também impede que você pense “fora da caixa”!

O que acontece é que você deixa de enxergar possibilidades e alternativas de ação porque se cercou de crenças fixas, que impedem sua mente de ir além.

Um traço comum entre líderes bem-sucedidos é abraçar a mudança e se reinventar. Saber quando chegou o momento de procurar novas abordagens, de questionar práticas antes inabaláveis e de tentar trilhar novos caminhos é a maneira que muitos encontram de garantir seu fluxo criativo e olhar inovador.

Há muita literatura no vasto mundo da internet sobre disrupção pessoal e profissional. Reserve um tempinho para pesquisar e ler sobre o assunto!

3. O otimismo em relação ao que está por vir

Otimistas vêem a metade cheia do copo. “Mas como é possível ver a metade cheia do copo,” você pode argumentar, “se vivemos em uma sociedade profundamente disfuncional e, muitas vezes, cruamente injusta, e o mercado reflete isso?”

É possível se você acreditar que o ser humano está em uma espiral de progresso, e que a tendência é evoluir, ainda que aos poucos. Há muito, mas muito espaço para inovação, para conscientização e melhoria de produtos e processos. Saber enxergar essas possibilidades em sua área de atuação é dar um passo em direção ao futuro.

Pessoas otimistas são aquelas que descobrem o que as motiva, o que desperta seu interesse e constroem suas carreiras a partir dessa base. Um líder motivado e otimista em relação ao futuro é aquele seguro de seu legado, mas disposto a tentar novas abordagens, a buscar alternativas de ação.

Ao contrário do que se pensa: o otimista não é o ingênuo, é aquele que projeta o mundo a partir de suas ações, de seu esforço e ideias!

4. A liberdade para experimentar

Por fim, temos o ímpeto de experimentar, de investir no que é diferente.

Já ouviu falar que “Quem não arrisca, não petisca”? Já, certo? Pois aqui estamos falando justamente de arriscar e estar preparado para o que vier, seja a falha ou o sucesso.

Geralmente, quando as pessoas usufruem de produtos inovadores e serviços totalmente revolucionários, que quebraram algum paradigma para poder existir, elas enxergam apenas o sucesso. Mas acontece que por trás da cortina das inovações, há sempre uma trajetória de tropeços, falhas e recomeços.

Quem não tenta, não falha, sabemos disso. Mas sabemos também que quem não falha, raramente consegue atingir seus objetivos. Um caminho pavimentado por falhas conscientes é melhor do que um de sucesso acidentais. Sabe por quê? Porque erros ensinam e ajudam um líder a evoluir, a encontrar a versão melhor de si mesmo e de seu trabalho.

Experimentar e apostar no novo é um traço que todos os grandes líderes compartilham!

A liderança do futuro

Ok, se você chegou até aqui, é possível que tenha se identificado com algumas dessas características muito mais do que com outras.

Não se assuste. Para ser um grande líder, você não necessariamente precisa incorporar essas quatro nuances de liderança a todo momento. Como dissemos, elas são apenas simplificações de tendências comportamentais que caracterizam mentes aptas a criar e moldar o futuro.

Tenha em mente que líderes verdadeiros, aqueles que nos inspiram, não são os perfeitos, os semideuses, mas os humanos, aqueles que têm consciência de suas fraquezas e buscam aprender com elas, que estão sempre em busca de seu melhor.

Líderes são seres humanos, afinal de contas, e, como tal, têm suas forças e fraquezas. Todos temos. Descubra quais são as suas e crie um espaço de experimentação de ideias. Segundo Alan Kay, “A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo”!

Se você sonha com a conquista, mas o medo da queda o assombra e o impede de pular, aprenda a exercer a empatia, seja gentil consigo mesmo.

Gostou deste artigo? Quer ficar sabendo, em primeira mão, de nossas publicações? Então que tal assinar nossa newsletter? É rápido, indolor e você ainda terá seu feed de notícias alimentado por ideias e reflexões construtivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manifesto 55

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339
Sala 101, bloco B – Rio Tavares, 88048-301
Florianópolis - SC - Brasil

contato@manifesto55.com

Assine nossa Newsletter

Receba novidades da Manifesto 55, enviadas de vez em quando, diretamente no seu e-mail.

Redes Sociais

Junte-se a nós e acompanhe nossa Jornada pelas redes sociais

Copyright © 2020
MANIFESTO 55 | Experiências Transformadoras
Política de Privacidade