Como engajar a sua equipe usando ferramentas visuais?

O PowerPoint é uma das soluções mais utilizadas em apresentações virtuais, mas isso não significa que ele é a melhor ferramenta para ter uma reunião realmente satisfatória e que traga o engajamento e a compreensão de tudo o que está sendo passado.

Para que isso seja possível, devemos ir além e buscar estratégias para realmente engajar a sua equipe. De acordo com pesquisa, nosso cérebro processa 60.000 vezes mais rapidamente elementos visuais do que os textuais, o que demonstra que ao utilizar ferramentas como apresentações maçantes em PowerPoint, os líderes estão desperdiçando boa parte do potencial de suas reuniões com as equipes.

Há uma alternativa com um grande potencial: a visualização ativa. Vamos falar sobre as ideias de David Sibbet sobre como engajar as equipes com as ferramentas visuais. Confira!

Conhecendo as ferramentas visuais

As ferramentas visuais são as melhores opções para quem deseja realizar reuniões mais memoráveis, com maior engajamento do grupo e ter melhores apresentações, principalmente para quem deseja passar informações e ouvir a opinião de outras pessoas da equipe.

Essas ferramentas são, basicamente, os recursos visuais utilizados em reuniões para promover uma melhor comunicação entre os participantes, favorecendo uma visualização ativa de tudo que é falado.

Sibbet nos traz a ideia das reuniões visuais, que são feitas com o uso de recursos como quadros brancos, post-its e até mesmo ferramentas em 3D para melhorar as apresentação e ampliar o engajamento das pessoas, para que elas pensem de forma visual e consigam se compreender mutuamente.

Ele nos traz também os times visuais que demonstram como utilizar a visualização para melhorar a produtividade de uma equipe, além de falar sobre os líderes visuais que demonstram como os gestores e administradores podem melhorar o conhecimento e o engajamento nas suas organizações com os modelos visuais de interação com o grupo.

A apresentação com as ferramentas visuais

Se você deseja compreender o que a sua equipe está precisando ou necessita ter novas ideias para um produto, as ferramentas visuais são uma ótima opção.

Nesse caso, você pode pedir para alguém falar a sua ideia e, enquanto outra pessoa desenha ou escreve em um quadro o que está sendo dito, o restante da equipe escuta a ideia da pessoa e visualiza o desenho.

Assim, será possível compreender a ideia como um todo e os outros poderão dar suas opiniões de modo mais assertivo. O processo se dá a partir da fala, da escuta, da visualização e da observação do que foi exposto.

No fim será possível perceber toda a ideia, com a contribuição de todos, sendo mais fácil de engajar a sua equipe. Nesse processo existe o contexto, a visão e a forma como o grupo irá alcançar o que foi desejado. – que é basicamente como ocorre nosso processo criativo.

> O contexto é muito importante para processos de cocriação! Então dá uma olhada no que o Gabriel Holmes, aqui da Manifesto 55, fala sobre o assunto nesse texto do Medium 

Como melhor engajar a sua equipe com as ferramentas visuais?

Para que as pessoas se sintam realmente engajadas, é necessário despertar o senso de pertencimento ao grupo. Para isso elas precisam compartilhar suas ideias e necessitam que outras pessoas as escutem de modo atento.

Com as ferramentas visuais auxiliando nas interações, as pessoas se sentem ouvidas quando suas ideias se transformam em uma apresentação visual. E no lugar de apenas imaginar o que está sendo dito, as pessoas veem o que foi dito. Essa visualização faz com que os demais participantes também se sintam engajados e participem mais ativamente do projeto. Assim você consegue realmente engajar a sua equipe.

David Sibbet, em sua apresentação no TEDx, nos ensina como engajar uma equipe utilizando as ferramentas visuais e as estratégias de visualização ativa. Não deixe de conferir!

Como ocorre o engajamento nas equipes?

Uma das melhores formas de engajar as pessoas é fazer com que elas participem ativamente de uma atividade. Usar reuniões apenas para passar informações que podem ser passadas por e-mail pode ser uma perda de tempo, e corre o risco de gerar desengajamento na equipe.

Antes de uma reunião ou apresentação, as pessoas se sentem ansiosas pelo que irá acontecer. Por isso é importante criar um ambiente seguro para compartilhar ideias, além de incentivar a participação ativa, a troca de ideias, a comunicação ativa e o planejamento. Assim, as pessoas saem da reunião engajadas com o objetivo, sabendo qual é o seu papel nele e como podem buscar realizá-lo mais ativamente.

É muito importante que o líder demonstre que todos estão sendo compreendidos, que suas ideias estão sendo valorizadas e que todos têm voz e vez nesses encontros. Cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser essencial para sua satisfação e engajamento que seu líder ouça suas ideias com respeito.

O potencial de transformação, de criatividade e inovação está nas pessoas. E elas cada vez mais buscam significado no que fazem. Ao perceberem o seu papel, a tendência é que se engajem mais nos projetos e na criação de soluções mais assertivas para as demandas das suas equipes e organizações.

Por isso, deixe o PowerPoint de lado e adote ferramentas que estimulem seu time a participar, a cocriar e a transformar realidades, utilizando todas as suas potencialidades.

Esse líder tão comentado no texto também pode ser conhecido como líder facilitador. Você já conhecia a atratividade da visualização ativa? Tem algum exemplo de como engajar a sua equipe com o uso dos recursos visuais? Conheça mais sobre as características de Líderes Facilitadores clicando aqui! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manifesto 55

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339
Sala 101, bloco B – Rio Tavares, 88048-301
Florianópolis - SC - Brasil

contato@manifesto55.com

Assine nossa Newsletter

Receba novidades da Manifesto 55, enviadas de vez em quando, diretamente no seu e-mail.

Redes Sociais

Junte-se a nós e acompanhe nossa Jornada pelas redes sociais

Copyright © 2020
MANIFESTO 55 | Experiências Transformadoras
Política de Privacidade