Sobre a escola

Após três anos facilitando processos de grupo em empresas de diferentes tamanhos e regiões do Brasil e realizando cursos sobre facilitação como Crie Engajamento, Kaospilot: Repense Educação, entre outros, a Manifesto 55 lança a Escola de Facilitadores.

Acreditamos que os desafios complexos exigem uma nova abordagem de liderança e de aprendizagem. Uma abordagem que engaja as pessoas, estimula protagonismo e criatividade e facilita processos de criação de soluções, resolução de conflitos e tomada de decisões. Queremos apoiar todos a se manifestarem como facilitadores dentro dessa nova abordagem.

A Escola nasce com o propósito de fortalecer a rede de Facilitadores, contribuindo no seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de promover a conexão entre eles através de uma comunidade ativa que troca experiências e práticas sobre facilitação.

Os nossos cursos

Separamos os cursos da Escola em três programas, de acordo com seus objetivos e contexto.

> Líderes Facilitadores: Para gestores inquietos que buscam novas formas de liderar, desenvolvendo habilidades de empatia, diálogo e comunicação.

> Facilitadores de Aprendizagem: Para educadores que querem inovar em sala de aula, criando e facilitando encontros com mais engajamento.

> Auto-facilitação: Para pessoas que querem se conhecer melhor e se desenvolver como líder, educador e facilitador, capacitando-se com novas habilidades de autoconhecimento e autocuidado.


Além da Escola

…Uma comunidade que gera trabalho, conhecimento e troca de experiências.

Desenvolver competências é o objetivo de toda Escola e por aqui não é diferente. No entanto, entendemos a facilitação como um estilo de vida e nos enxergamos com parte desse movimento, que também contribui das seguintes formas:

Comunidade

Muito mais que os conhecimentos, práticas e experiências obtidas durante o curso, acreditamos no poder da rede que se fortalece a cada nova turma e em tudo que é gerado pós-curso. Todos os alunos da Escola de Facilitadores passam a fazer parte dessa rede.

Lab de Facilitação

Os alunos da Escola poderão participar, como ouvintes ou Co-facilitadores, de projetos realizados pela Manifesto 55 em diversas empresas do Brasil, para que os mesmo pratiquem e se desenvolvam enquanto Facilitador. Além disso, os alunos que finalizam o Módulo III poderão ser convidados a se tornar um Manifellow – associado da Manifesto 55 apto a facilitar projetos in company e aulas na Escola.

Mentoria

Nossos alunos recebem três sessões de mentoria após o curso, para continuar o processo de desenvolvimento. Entendemos essas sessões como pílulas motivacionais e também para acompanhar os resultados. Essas sessões poderão ser realizadas pelos Facilitadores da Escola ou pelos próprios participantes, em sessões presenciais ou online.

Conheça a Escola de Facilitadores

  • Quando se fala de cursos, capacitações, formações, etc, geralmente temos em mente que será algo pesado e muito informativo. A forma inovadora de trabalho do Manifesto 55 inova na maneira de nos capacitar e nos instiga a engajar pessoas para facilitar nosso trabalho, seja na facilitação da organização ou na gestão de pessoas.

    Heber Paulino Chagas Analista Educacional – Sesi Goiás
  • Não tínhamos feito algo parecido e o dia da atividade foi muito agradável. A condução dos trabalhos fez todo o sentido. Em um curto espaço de tempo, foi possível pensar sinteticamente vários aspectos de nossas problemáticas e de fato chegar a algum lugar. Nossas reuniões internas estão muito mais coordenadas, com menos barulho, mais metodologia com todos aguardando a vez de falar, o que tem de fato aumentado a produtividade dos encontros.

    Alexandre Schuch Country Manager Brasil - Ecocert
  • A forma simples e didática que isso foi mostrado é admirável, as reflexões que o instrutor nos passa, realmente nos faz refletir como podemos fazer e agir de forma diferente para envolver e ser envolvida no nosso propósito pessoal e profissional.

    Michele Vargas Coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente – Yara Brasil

Artigos Recomendados