Liderança do Futuro

Propósito e intenção: habilidades essenciais para a liderança do futuro

Simon Sinek ficou famoso pelo seu livro (e vídeos na internet) onde ele demonstra sua simples observação, o “círculo dourado” do porquê… desde a história da Apple e como ela conquistou sua legião de seguidores e apaixonados pela marca, até movimentos sociais e campanhas de arrecadação de fundos pela internet.

Mas, o que os destaca? A resposta é simples: é o poder de comunicar uma ideia poderosa que é maior do que eles, que atrai e inclui, que traz significado e inspira. Isso é o que faz parte das habilidades essenciais para a liderança do futuro.

A Apple dos anos 80 ficou famosa pelos comerciais onde criticava a “big blue”, no caso a IBM, fabricante dos mainframes da época. A Apple trazia ao mercado a ideia do computador pessoal, mas por quê? Para eles, fazer isso era uma sinal de rebeldia, de criatividade, de fazer o diferente e engajar pessoas que pensavam dessa forma eram – e ainda são – habilidades essenciais para a liderança do futuro. 

A ideia por trás é de que o poder está nas suas mãos, se você for um rebelde, um inconformado (com o sistema), um agente de mudanças. O comercial “Pense Diferente” de 1987 é um dos mais icônicos da história da empresa (assista abaixo).

Quais as habilidades essenciais para a liderança do futuro de acordo com grandes líderes?

Grandes líderes também se destacam pela sua capacidade de agregar, significar e compartilhar algo intangível com sua equipe, colegas e superiores, clientes e fornecedores. Como exemplo, temos Elon Musk, empreendedor e fundador da Tesla Motors.

Essa capacidade de compartilhar fica clara no momento em que, de uma forma simples, direta e informal, ele explica o propósito do seu novo negócio de painéis solares. Um exemplo claro de alguém com habilidades essenciais para a liderança do futuro.

Como agir com base no propósito e intenção?

Como podemos deixar claro o porquê, e ajudar outras pessoas a atingir o mesmo? Existem várias formas, uma delas é um exercício simples chamado “nove porquês” (ou cinco, ou três). Veja como fazer:

  1. Comece descrevendo numa folha de papel o que você faz no seu dia-a-dia, no seu trabalho ou projeto, ou o que a sua empresa faz.
  2. A seguir, pergunte-se “mas por quê faço isso?”. Tente não responder “o que os outros gostariam que eu respondesse”, mas de verdade, com sinceridade, tente refletir sobre isso.
  3. Escreva no papel.
  4. Repita a pergunta, “mas por quê?”.
  5. Faça essa pergunta por 3, 5 ou mesmo 9 vezes, ou até sentir-se satisfeito por ter chegado à raiz.

Aí está seu propósito (ou o propósito da sua empresa ou projeto), algo essencial para a liderança do futuro.

Esse mesmo exercício pode ser feito em grupos, por lideranças que buscam engajar suas equipes, colegas e grupos nessa busca coletiva por um propósito comum. Essa conversa pode iniciar-se na forma de entrevistas em dupla, seguidas de pequenas conversas em grupos e o compartilhar entre todos.

Uma vez claro o porquê, é hora de agir a partir dele. Busque colaborar em engajar pessoas que compartilham desse mesmo porquê.

Quando lideramos grupos ou organizações, pensamos nas melhores ferramentas e métodos para realizar isso. Mas nada será eficaz sem uma intenção clara. Liderar, ou facilitar, está mais relacionado à intenção do que o uso de ferramentas ou metodologias.

E você, já teve experiências de liderança com intenção clara? E momentos de falta de uma intenção clara? Você tem as habilidades essenciais para a liderança do futuro? Conte como suas experiências afetaram você e as pessoas ao seu redor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Impact Hub Floripa

Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339
Sala 101, bloco B – Rio Tavares, 88048-301
Florianópolis - SC - Brasil

contato@manifesto55.com

Assine nossa Newsletter

Receba novidades da Manifesto 55, enviadas a cada 3 meses, diretamente no seu e-mail.

Redes Sociais

Junte-se a nós e acompanhe nossa Jornada pelas redes sociais

Copyright © 2019
MANIFESTO 55 | Experiências Transformadoras
Política de Privacidade