Da união de um inquieto sonhador com uma sonhadora inquieta nasceu a Manifesto 55.
Conheça a nossa história.

Nascemos no final de 2015, a partir das experiências e vivências de Florentine e Henrique, e da vontade de empreender um negócio próprio, que refletisse um estilo de vida significativo, saudável e sustentável, a partir da nossa “base” no pacato e multicultural bairro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis/SC.

E dois anônimos se encontraram…

A Florentine, sonhadora inquieta, sempre sonhou em salvar o mundo. Experiências juvenis em simulações da ONU a frustravam. As discussões em relações internacionais a decepcionavam. As múltiplas interações multiculturais que teve com jovens e adultos pela ONG internacional CISV mostraram a ela a humanidade que todos compartilhamos. E assim ela foi se encontrando, para no Brasil empreender e criar, arriscar-se e aprender com seus erros e acertos.

O Henrique, inquieto sonhador, saiu do campo da Ciência da Computação para viver o mundo, e entre experiências e viagens, de conexões em conexões, aos poucos foi desenhando seu propósito de vida. As colaborações em experiências educacionais mostraram a ele novos caminhos e oportunidades. Aos poucos ele foi deixando de ser anônimo e foi vendo seu propósito cada vez mais ligado a pessoas.

Quase sete anos depois que os dois anônimos se encontraram pela primeira vez, com duas filhas pequenas e buscando um estilo de vida mais coerente, morando em Florianópolis/SC, surgiu a Manifesto 55. Em 2017 a equipe cresceu e o negócio tomou corpo até que nasceu, no fim do 2018, a Escola de Facilitadores. Um espaço aberto para que as pessoas se libertem de crenças, de convenções, de rótulos e, com isso, libertem seu potencial criativo.

Venha se manifestar também.

Potencial CriativoTransformação SocialEducação Protagonista
A Manifesto 55 atua hoje em duas áreas – Escola de Facilitadores e uma consultoria de facilitação – oferecendo cursos e programas, em turmas abertas e customizadas, além de oferecer palestras e workshops para grupos e de facilitar processos para organizações no Brasil inteiro.


A Manifesto

Manifesto 55 se vê como parte de um movimento multicultural que cria e contribui.

É uma plataforma para uma comunidade de pessoas e organizações que querem viver e trabalhar com propósito pela conexão com outros, curiosidade, criatividade e intenção.

A nossa missão é potencializar e expandir as capacidades criativas de pessoas e organizações para que sejam protagonistas de transformações de impacto positivo no mundo.


 Conheça nossa equipe

  • Florentine Versteeg-Vedana Facilitadora do Caos

    Facilitadora e empreendedora social. Nasceu na Holanda e vive no Brasil desde 2009. Co-fundou a Hub Escola como um dos projetos que liderou no Impact Hub São Paulo. Atuou por mais de 10 anos no CISV, onde passou os últimos três anos Diretoria Global da ONG.

  • Henrique Versteeg-Vedana Designer de Experiências

    Facilitador de processos de aprendizagem. Foi presidente nacional da ONG internacional AIESEC no Brasil. Depois de 3 anos de formação na Kaospilot, na Dinamarca, voltou ao Brasil e hoje atua em processos de cocriação, inovação organizacional e aprendizagem coletiva por todo o país.

  • Bruna Elisa Mayer
    Bruna Elisa Mayer Guardiã do Conteúdo

    Guardiã do Conteúdo, manifestante e empresária júnior. Vivenciou o MEJ, exerceu diversos cargos de liderança na Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo, e encontrou nesse movimento um lugar para criar projetos inovadores e implementar novos negócios.

  • Bruna Neto
    Bruna Neto Transmissora de propósito

    Jornalista sonhadora que acredita na comunicação como meio para transformar o mundo. Segue na busca por uma vida mais consciente, autônoma e coerente. É responsável pelo marketing e comunicação da Manifesto e faz as suas próprias roupas.

  • Diego Dornelles
    Diego Dornelles Idealizador de experiências

    Idealizador de experiências, manifestante e professor. Facilitador de processos de aprendizagem. Na área de educação, descobriu uma vocação, uma missão e uma paixão, tudo ao mesmo tempo. Co-fundador de um negócio de impacto social.

  • Gabriel Holmes
    Gabriel Holmes Anfitrião da Comunidade

    Anfitrião da Comunidade, manifestante e empresário júnior. Foi mentor em desafios do JEWC 2015, encontro mundial de Empresas Juniores. Co-fundador do Núcleo de Empreendedorismo da UFSC, e facilitador voluntário do programa de liderança da Fundação Estudar.

  • Michel Grahl
    Michel Grahl Disseminador de Experiências

    Disseminador de Experiências e manifestante. Trabalhou em organizações como UN Volunteers, Ideation Brasil, Social Good Brasil. Desde 2013, trabalha como gerente de projetos do Atados, site que conecta ONGs e voluntários.

Manifellows

Os nossos associados espalhados no Brasil que co-facilitam os nossos cursos e projetos in-company. São facilitadores experientes que passaram pelos nossos cursos.

  • Timóteo Farias
    Timóteo Farias

    Cataucho, surfista e conector. Atuou em diversos segmentos como arte finalista, gerente de produção, vendedor, assistente de marketing e gerente executivo. Empreende em sua empresa própria, a Poiesis Conexões Criativas.

  • Thiago Freire
    Thiago Freire

    Facilitador de experiências criativas e engajadoras, comunicador e empreendedor, atuou na área de marketing em eventos, varejo, cultura e esportes. É co-fundador da Cool Lab Education e mentor voluntário de jovens empreendedores. Pesquisa autonomia de aprendizagem e metacognição no mestrado em design de experiências e estratégias inovadoras.

  • Tenile Vicenzi
    Tenile Vicenzi

    Formada em Comunicação Social, possui MBA em Gestão Empresarial e Pós Graduação em Dinâmica dos Grupos, além de formações em facilitação de processos, métodos participativos e desenvolvimento humano. Viajou pela Ásia onde trabalhou 6 meses na Green School, em Bali e na Riverside School (Índia). Atua como educadora, palestrante e facilitadora de processos de aprendizagem. Recentemente palestrou no TEDx Niterói, com o tema central “Reaprendendo a Aprender”.

  • Tales Gubes
    Tales Gubes

    Criador do Ninho de Escritores, da Oficina de Carinho, do Jogo pra Vida e da Escola Pravida. O que esses projetos têm em comum é o acolhimento e o espaço seguro como ferramentas para a experimentação criativa e para a criação de vidas melhores. Além destes projetos, Tales é Manifellow, conselheiro na ONG LiveLab, voluntário do CreativeMornings São Paulo, escritor, mestre em cultura visual e, nas horas vagas, apenas uma raposa.


Parceiros e apoiadores

Últimas do Blog

Já ouviu o termo Aprendizagem Criativa?

Você com certeza já leu ou ouviu que a mudança é a palavra de ordem da era atual. Que a velocidade do avanço tecnológico está transformando a economia, as relações de trabalho, a maneira de ensinar e aprender. Resultando numa “pressão” em nos atualizarmos com uma rapidez nunca antes vista. [...]