Muito se fala sobre educação inovadora, humanizada, ensino individualizado, personalizado, metodologias ativas, mistas, sobre autonomia e protagonismo no aprendizado.
Porém, são assuntos pouco explorados pela nossa cultura, principalmente a respeito do conhecimento que potencializa a capacidade de auto desenvolvimento como aprendiz.
Você se conhece o suficiente para afirmar qual é forma de aprender que melhor se adapta a você?
Então, como lidar com as rápidas mudanças e a velocidade da informação que estamos vivenciando?
“O analfabeto do século XXI será aquele que não será capaz de aprender, desaprender e reaprender.” — Alvin Toffler
Como se alfabetizar para o século XXI?
Já foi postado aqui sobre a técnica VARK e como otimizar sua aprendizagem.
Hoje vou falar de um conjunto de teorias e técnicas que podem ser úteis no autoconhecimento sobre si mesmo e seu próprio processo de aprendizagem.
Metacognição
Na década de 1970, o psicólogo americano John H. Flavel foi um dos primeiros psicólogos a estudar as formas pelas quais as crianças pensam e sobre seus processos de pensamento. O que ele chamou de metacognição.
Etimologicamente, a palavra metacognição significa para além da cognição, isto é, a faculdade de conhecer o próprio ato de conhecer, ou, por outras palavras, consciencializar, analisar e avaliar como se conhece.
Flavel foi um dos fundadores da psicologia social cognitiva do desenvolvimento, e descreve a metacognição como o processo mental por meio do qual outras atividades mentais se tornam alvo de reflexão.
Você reflete sobre o seu processo de aprendizagem?
Estar atento às suas práticas faz com que você evolua sua capacidade de aprender, e assim será capaz de melhorar sua performance. Ou seja, aumentar a velocidade, a profundidade e a habilidade de retenção de informações relevantes e de esquecer o que já não é importante.
Já parou pra pensar nisso? O quanto você conhece sobre sua forma de aprender?
A avaliação, a criação de estratégias de estudo, a definição de metas de aprendizagem e o uso de ferramentas para memorização e retenção de conhecimento fazem parte do processo metacognitivo.
Existem teorias e técnicas que contribuem para desenvolvimento da metacognição, na construção das metodologias, estratégias e avaliação do processo de aprendizagem.
No próximo artigo serão apresentados alguns conceitos de aprendizagem, como o VARK. Já se prepare para o próximo artigo com uma leitura: como otimizar seu processo de aprendizagem utilizando a técnica VARK.
Esse artigo é o primeiro de uma série de três artigos escritos pelo Thiago Freire, Manifellow da Manifesto 55. Caso tenha interesse em publicar artigos em nosso site, entre em contato conosco 🙂
One thought on “Aprendizagem 4.0 – como se desenvolver como um aprendiz exponencial”