Sobre a Manifesto 55

A Manifesto 55 foi fundada por facilitadores, em 2015, com o objetivo inicial de atuar com facilitação de grupos e treinamentos em equipes, através de oficinas participativas e experiências de aprendizagem para os mais diversos públicos.

Através da nossa atuação junto a dezenas de clientes e participantes em nossas formações, nos tornamos uma referência importante no tema de facilitação. Assim, lançamos uma iniciativa chamada Escola de Facilitadores, em 2018, para seguir disseminando essa prática, de forma ainda mais intencional e com maior profundidade.

Atualmente, oferecemos experiências customizadas para organizações de diversos portes e setores, incluindo serviços de consultoria e capacitação. Além disso, também atuamos junto a indivíduos que buscam se desenvolver como facilitadores.

"Um Manifesto é uma declaração, uma intenção para mudança, para manifestar o que é verdadeiro. Manifestar com autenticidade, com confiança e coragem."

Acreditamos que a confiança e a colaboração dentro de equipes, organizações e na sociedade como um todo são cada vez mais importantes, em um mundo em rápidas e constantes transformações.

Nosso propósito é potencializar e expandir a consciência e as competências criativas de pessoas e organizações para que possam ser protagonistas nesse contexto de alta complexidade.

Para tanto, apoiamos educadores, líderes e gestores a atuarem de uma forma diferente, com propósito e intenção de causar impacto positivo no mundo. De forma mais concreta, usamos e promovemos a facilitação de processos como ferramenta para gerar mais engajamento, inovação e protagonismo.

Nossos Facilitadores

Facilitadora e empreendedora social

Florentine Versteeg

Nasceu na Holanda e vive no Brasil desde 2009. Co-fundou a Hub Escola como um dos projetos que liderou no Impact Hub São Paulo. Atuou por mais de 10 anos no CISV, onde passou os últimos três anos Diretoria Global da ONG.

Facilitador de processos de aprendizagem

Henrique Vedana

Foi presidente nacional da ONG internacional AIESEC no Brasil. Depois de 3 anos de formação na Kaospilot, na Dinamarca, voltou ao Brasil e hoje atua em processos de cocriação, inovação organizacional e aprendizagem coletiva por todo o país.

Facilitador de processos e anfitrião de conversas

André Herzog

Se formou em economia, estudou na Knowmads Business School Amsterdam, viveu e trabalhou em diferentes países. Desde 2015, atua cocriando espaços de diálogo, aprendizagem e colaboração para contribuir com o desenvolvimento de pessoas, times, organizações e comunidades.

Parceiros e Apoiadores